CELC-SP 70 anos: datas marcantes

O pastor Heine e sua esposa Íris: uma vida em comum dedicada aos cristãos luteranos em São Paulo.

1933 – Foram abertas duas Escolas Paroquiais em São Paulo/SP e a IELB designou o pastor Rev. Otto Adolpho Goerl para dirigi-las.

1934 – Foi enviado para São Paulo/SP o Professor Gastão F. Thomé para dirigir as duas Escolas (Centro e Ipiranga), liberando o pastor Rev. Otto Goerl ao desafio de fundar outra escola no bairro Indianópolis.

1935 – Em 2 de agosto a Escola Concórdia de Indianópolis é registrada no Departamento de Ensino Particular de São Paulo/SP.

1937 – É fundada a Comunidade Evangélica Luterana Concórdia de São Paulo/SP, tendo como seu primeiro pastor o Rev. Otto Adolpho Goerl.

1939 – É chamado o pastor Rev. Ernesto Augusto Heine, formando deste ano, para conduzir os trabalhos na Comunidade e Escola. O pastor Goerl retorna a Porto Alegre/RS, para ocupar o cargo de Diretor do Seminário Concórdia da IELB.



1963 – A CELC/SP inaugura o seu belo Templo, no dia 16 de junho.



1970 – Nesta década os jovens realizaram uma campanha para levantar fundos e compraram um sino, o qual até hoje anuncia ao bairro o início de mais um culto dominical.

1974 – Em 30 de abril, a Escola Concórdia encerra as suas atividades, em virtude da nova legislação escolar e por falta de recursos financeiros para se adequar a mesma.



1980 – O pastor Rev. Alaor Güths dos Santos, após sete anos trabalhando como missionário da IELB em Lisboa e Porto, Portugal, regressou ao Brasil, chamado pela CELC/SP para ser seu segundo pastor. A sua instalação ocorreu no Culto do dia 11 de novembro de 1980.

1986 – Início dos estudos ao projeto da reabertura da Escola Paroquial, com uma missão tríplice: Educar a criança - Semear a Palavra de Deus - Ajudar na Identidade Luterana.



1990 – A partir do mês de julho, o pastor jubilar: Rev. Ernesto Augusto Heine, ficou oficialmente desobrigado de qualquer serviço à Paróquia, tornando-se pastor emérito da IELB. Voluntariamente, por mais algum tempo, o pastor Heine continuou prestando eventuais auxílios ao Rev. Alaor, então, pastor titular da CELC/SP.

1991 – Em 14 de fevereiro deu-se início às aulas na Escola Luterana Concórdia de Educação Infantil (ELCEI), com 4 alunos, sob a responsabilidade da seguinte equipe: Vera Kasack, diretora; Roseli Neumitz, coordenadora pedagógica; Elaine Ilse Luithardt e Norma Iris Heine dos Santos, professoras; Alaor G. Santos, pastor capelão. Em 30 de agosto de 1991 é publicado no Diário Oficial a autorização de instalação e funcionamento da ELCEI, data que até hoje é considerada e celebrada como dia de seu aniversário. O ano letivo foi encerrado com 31 alunos matriculados.

1994 – Neste ano, o candidato ao ministério pastoral na IELB: teologando Sérgio Luiz Marlow, fez o seu estágio na CELC/SP. Atualmente, ele é pastor em Vila Velha/ES.

1997 – Em 30 de novembro foi feita a dedicação do novo órgão adquirido pela CELC/SP, vindo da Itália, com pedaleira da Alemanha (Órgão Eletrônico Digital Sampliado) – em comemoração aos 60 anos de fundação!



2000 – Estagiou conosco, Luciano Henrique Wolfgram, hoje pastor da IELB em Mundo Novo, MS.

2001 – Estagiou conosco, Valdomiro Meyer Jacobsen, hoje pastor capelão em Porto Alegre/RS.

2002 – Estagiou conosco, Jorge Krüger, hoje pastor da IELB em Aristóbulo del Valle, Missiones, Argentina.

2003 – Estagiou conosco, Jonas Guilherme Dolvitsch, hoje pastor da IELB em Três Coroas/RS

2005 – Início com as obras de reforma, transformando o chamado “Lar das Senhoras” em apartamento para, futuramente, servir como domicílio a um segundo pastor.

2006 – Estagiou conosco, Audie Lomar de Oliveira, atualmente usufruindo bolsa de estudo em Saint Louis, Missouri, USA. A ELCEI celebrou 15 anos, tendo como professoras: Cristiane Hoffman (Diretora), Ana Töfoli (Coordenadora) e Norma I. Heine dos Santos.

2007 – Cumpre seu ano de estágio pastoral conosco, o bacharel Ismael Isaque Verdin. Completadas as obras de reforma na casa do ajudante geral e o apartamento para um futuro segundo pastor está praticamente concluído.

A DEUS DEMOS GLÓRIA !

Congregação Evangélica Luterana Concórdia
Alameda Jauaperi, 770 - Bairro Moema
04523-013 São Paulo – SP // 28/10/2007

Veja também: